6/08/2016

Amadurecer

girl
Imagem via We♥It
Definição:

O amadurecimento é a decorrência natural da vida, que cresce e se desenvolve até se tornar adulta. É quando se pode deixar de lado o que está em desacordo com os propósitos e metas estabelecidos, priorizando atitudes, pensamentos e palavras que contribuam para alcançar os objetivos traçados. É a capacidade de planejar a própria vida, aprendendo dos erros, priorizando atividades e estipulando objetivos.

"Amadurecemos com os (d)anos"
Se me perguntassem o que é ser maduro, talvez não saberia o que dizer, ou pelo menos não teria algo concreto a dizer. No olhar de muitos amadurecer é ter responsabilidade, não quero discordar, mas tenho que dizer que isso é um dos fatores menos importante.

Quando uma pessoa amadurece rapidamente é difícil a aceitação para os parentes mais próximos. Como acreditar que a pessoa mudou, se só fez escolhas erradas e só sabia curtir a vida por ai sem nenhum objetivo ou foco para o futuro? Quem convivi com uma pessoa assim que, como minha mãe diz : "Não quer nada da vida", nunca estará preparado para aceitar essa mudança e talvez demore para perceber que finalmente aquela pessoa cresceu.

Não consigo me imaginar uma pessoa madura, talvez eu seja um pouco, mas só um pouco. Para ser maduro a maioria das vezes deve agir pela razão e eu não consigo fazer isso, às vezes agir por impulso é melhor não acham? E às vezes simplesmente não noto que estou indo por impulso, com a curiosidade de Onde tudo isso vai dar. A pessoa madura sabe onde pisar, e pisa com certeza, a cada passo que dá.
❝ Quem é maduro emocionalmente, tem boa formação moral, humor razoavelmente estável, controle racional sobre as emoções. Aprende com os erros e sabe lidar com as incertezas da vida [...]. 
 E é ai que chega a parte que mais gosto: "Aprende com os erros". Temos que errar, tropeçar e continuar andando, não importa quantas vezes erramos o importante é que fica marcado em nós e aprendemos. Mesmo que tentem nos ensinar e nos privar de não errar, eu digo com certeza que é impossível. Não há como ajudarmos uma larva na transformação em borboleta, por que isso é a prova de força dela, se conseguir se transformar em borboleta, será sua vitória; se tentarmos ajudá-la ela morrerá. Se pressionarem de mais uma pessoa, pode ser pior.

 Tudo tem seu tempo e amadurecer é ter paciência. Na hora da frustração, do arrependimento e até do coração partido. Para se deslocar - num modo de crescimento de nós mesmos -, é preciso ir de vagar, caímos e levantamos, choramos e sorrimos e até sentimos saudade; com o tempo com tantos altos e baixos acabamos pisando com certeza a cada passo; claro que há momentos de medo, mas o importante é ter atitude suficiente para fazer as coisas mesmo com o medo.



- Melissa Moreira

4 comentários:

  1. OLAR! Gostei do teu texto. Eu não me considero uma pessoa tão madura, até porque tenho apenas 17 anos e ainda tenho muitas coisas para lidar, mental e sentimental. Mas como disse, tudo tem o seu tempo, vivendo e aprendendo e se tornando melhor.
    Ah, segui teu blog, e vi ali que tu assiste as mesmas séries que eu AMO DUHDUHDU <3
    BEIJU!

    devaneiosbm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Também não me considero tão maduro haha tudo ao seu tempo né...Que máximo!
      Beijos <3

      Excluir
  2. Que texto perfeito. Realmente amadurecer é a palavra certa, me acho madura, mas não para tudo confesso.
    Beijos, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Linda!haha confesso que também não sou madura, não muito...
      Beijos ^-^

      Excluir